A Fundação Butantan é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 31 de maio de 1989, para apoiar o Instituto Butantan, um órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo. O instituto é responsável pelas atividades científicas, tecnológicas, culturais e educacionais e pela produção de imunobiológicos fornecidos ao Ministério da Saúde.

A Fundação Butantan possui procedimentos próprios e se pauta no cumprimento das leis para apoiar as atividades do instituto seguindo os princípios da legalidade, economicidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência.

Para alcançar seus objetivos, a fundação pode firmar convênios, contratos, acordos, termos de parceria e outros instrumentos correlatos com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, com a participação do Instituto Butantan.

A instituição é credenciada pela Resolução SDECTIC nº 55/2018 como Fundação de Apoio da ICETESP Instituto Butantan.