O Instituto Butantan se preocupa com o meio ambiente

O Butantan possui em suas instalações o Parque da Ciência, uma área verde de aproximadamente 725 mil metros quadrados e que busca inspirar, em públicos diversos, o interesse e a curiosidade pela ciência e pela pesquisa. O Instituto Butantan, no desempenho de suas atividades, com notória atuação na pesquisa, produção e difusão cultural, resulta no alto consumo de recursos naturais. Por isso, é necessário adotar medidas fundamentadas no princípio da responsabilidade socioambiental, visando à prevenção de impactos ambientais, o uso racional dos recursos naturais no desenvolvimento das atividades do Instituto e o fortalecimento de sua imagem. Em busca do fortalecimento das práticas sustentáveis, a área de Segurança do Trabalha e Meio Ambiente do Instituto Butantan (SMA) desenvolve ações para prevenção de impactos ambientais e o uso racional dos recursos naturais nas seguintes áreas de atuação:

Resíduos Sólidos

O Instituto Butantan, comprometido com questões ambientais e com o atendimento à legislação, implantou o Programa de Gerenciamento de Resíduos do Instituto Butantan (PGRIB), cuja finalidade é gerenciar adequadamente os resíduos resultantes das diversas atividades desenvolvidas no IB, desde a geração até a destinação ou disposição final. As medidas propostas no PGRIB visam à redução da geração de resíduos, à segurança e conscientização de todos os envolvidos, a fim de minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente e a saúde humana.

Manejo das Árvores

O Parque da Ciência é um importante refúgio para a biodiversidade, além de desempenhar um papel fundamental na melhoria das condições de vida das cidades e da população do entorno. Com o objetivo de contribuir com a segurança dos visitantes, colaboradores e colaboradoras, a equipe da SMA desenvolveu um Projeto de Manejo Preventivo e Conservação do Instituto Butantan, com a finalidade de minimizar os riscos com acidentes envolvendo queda de galhos e de árvores.

Emissões Atmosféricas

O Butantan desenvolveu o Plano de Monitoramento de Emissões atmosféricas (PMEA), que tem o objetivo de manter e operar adequadamente os equipamentos que queimam combustível, visando uma combustão adequada, de modo a evitar a emissão de poluentes para a atmosfera. Anualmente são realizadas campanhas de medição e monitoramento das emissões de fontes fixas de poluição do ar.

Efluentes

Na indústria farmacêutica, a água é considerada a principal matéria prima, utilizada na preparação dos fármacos e em processos de esterilização, troca térmica, sanitização de ambientes, equipamentos e materiais de vidraria, resultando na geração de efluentes líquidos industriais. Além disso, as atividades de pesquisa, áreas administrativas e culturais resultam na geração de efluentes líquidos sanitários. Os efluentes industriais passam por processo de tratamento térmico específico antes do descarte na rede pública de tratamento de esgoto da SABESP. Para controle, a SMA realiza procedimento de monitoramento dos efluentes, com base em amostragem.

Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é um instrumento utilizado com o objetivo de exercer controle e acompanhamento de atividades que utilizem recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente. O Instituto Butantan, comprometido com o atendimento legal e com sustentabilidade, busca o desenvolvimento de suas atividades produtivas, culturais e pesquisa de forma sustentável e com anuência dos órgãos ambientais.